O lançamento de MindsEye, jogo de ação e aventura desenvolvido pelo estúdio escocês Build A Rocket Boy sob a direção do ex-produtor de GTA, Leslie Benzies, teve recepção bastante negativa, tornando-se um dos piores avaliados na PS Store e provocando reembolsos por parte da Sony.
Lançamento turbulento e críticas iniciais
Inicialmente, o estúdio decidiu não enviar cópias para a imprensa e influenciadores, o que já gerou suspeitas sobre a qualidade do produto. A parte mais crítica veio dos usuários: no Steam, apenas 42% das 845 avaliações foram positivas. Entre os relatos, destacam-se falhas técnicas, queda de performance e inteligência artificial fraca.
Alguns acusam: campanha paga para denegrir o jogo
Antes do lançamento, o co‑CEO Mark Gerhard afirmou no Discord oficial que havia uma campanha paga para gerar comentários negativos sobre MindsEye, sugerindo que “100%” das críticas negativas eram financiadas . Ele disse ainda: “É muito fácil perceber os bots e as respostas repetidas” . Essa declaração, no entanto, não veio acompanhada de provas e foi recebida com ceticismo pela comunidade.
Um "desastre completo"
Quem testou versões preliminares descreveu o jogo como “um desastre completo”, criticando bugs visuais, direção rígida dos veículos e inteligência artificial fraca — com inimigos apenas correndo em direção ao jogador sem estratégia real. As cenas cinematográficas, embora visualmente bem produzidas, não foram suficientes para compensar experiências frustrantes.
Performance abaixo do esperado
Mesmo em PCs de alto desempenho, MindsEye mal atinge 60 fps em 4K, exigindo tecnologias da Nvidia (DLSS e Frame Generation) para isso. No PS5 Pro, a framerate chega a 30 fps, o que gerou devoluções por parte de alguns consumidores.
Resposta da comunidade e do estúdio
O estúdio reconheceu publicamente os problemas, informando que os requisitos mínimos eram elevados e prometendo correções “trabalhando 24 horas por dia para melhorar desempenho”. Além disso, já foi divulgado um patch de atualização no dia de lançamento, com melhorias de performance.
Confira o Trailer:
O que está em jogo?
Além da versão PC, MindsEye estreou em 10 de junho de 2025 para PS5 e Xbox Series X/S, oferecendo menus e legendas em português do Brasil. O game mistura fases lineares com uma estrutura de mundo semi-aberto em Redrock City, além de vir com promessa de suporte futuro via modo multiplayer e conteúdos adicionais .
No entanto, o clima no estúdio foi afetado por demissões de dois executivos antes do lançamento, o que reforça a sensação de desorganização no projeto .
MindsEye foi lançado com grandes expectativas — marcado pela experiência do diretor Leslie Benzies, ex-Rockstar — mas recebeu críticas duras por bugs, performance deficiente e jogabilidade rasa. Apesar de prometer patches e correções, sua recepção negativa deixou impactos tangíveis, como reembolsos por parte da Sony. Resta acompanhar os próximos meses para avaliar se as melhorias planejadas conseguirão reverter o cenário.